terça-feira, 24 de junho de 2014

Racialismo Científico

Por Patrícia Veronesi Batista
Domingo, 8 de junho de 2014


No final do século XIX, no contexto do racialismo científico (noção científica de raça), destaca-se a teoria de hierarquização racial, que entendia o racismo como o produto do cientificismo classificatório e da hierarquização biológica, em que as diferenças físicas existentes entre as pessoas resultavam em julgamentos morais e culturais sobre esses povos, expondo-os a escalas de importância, de superioridade ou inferioridade em relação aos demais.

Segundo Lílian Schwarcz, é no início do século XIX que o termo "raça" passa a ser difundido por Georges Cuvier (1769-1832):


[...] inaugurando a idéia da existência de heranças físicas permanentes entre os vários grupos humanos. O naturalista francês, através de critérios baseados nas diferenças geográficas e na variação da cor da pele, dividiu a humanidade em três subespécies – caucasiana, etiópica e mongólica – e depois as subdividiu por critérios mistos, físicos e culturais (apud GIAROLA, 2010).

Percebe-se que tal teoria tratava de conceituações "pseudocientíficas" do racismo, pois apesar de sua titulação científica, baseava-se em características físicas, na aparência, para propagar suas concepções.

Como consequência histórica da teoria de hierarquização racial, temos as diversas ações colonialistas, segregacionistas, de extermínio e manifestação de repúdio, como as ocorridas no nazismo e no apartheid, consideradas hoje a mais extrema forma de manifestação do racismo.

REFERÊNCIAS

GIAROLA, Flávio Raimundo. Racismo e teorias raciais no século XIX: Principais noções e balanço historiográfico. Grupo de Pesquisa Arqueologia Histórica da UNICAMP. Revista eletrônica história e-história. Disponível em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb= alunos&id=313#_ftn1. Acesso em: 06 jun. 2014.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão acial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Cia. Das Letras, 1993, p. 47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário