sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Perfil do gestor

Por Patrícia Veronesi Batista
Quarta-feira, 22 de outubro de 2014


O gestor deve conhecer muito bem o contexto em que será desenvolvido as ações; buscar desenvolver uma visão crítica sobre os fatos e os profissionais envolvidos; interrogar-se continuamente durante todo o desenrolar do processo de formação e implementação de programas e/ou políticas públicas; primar pelo planejamento das ações; estar apito a identificar as suas limitações, assim como de seus funcionários; estar disposto a recorrer à formações complementares quando for necessário; capacitar os executores por meio de contratação de consultoria ou cooperação técnica especializada; conhecer as competências e limitações dos profissionais envolvidos; esperar, exigir e favorecer que estes correspondam às demandas do projeto em curso; favorecer e envolver os beneficiários no processo de transformação da realidade; escutar os destinatários e compreender suas demandas.

Em suma o gestor deve ser grande conhecedor da realidade em que atuará, deve dominar práticas de planejamento, organização, avaliação, acompanhamento, trabalho em equipe e estar atento à necessidade de aperfeiçoamento e formação continuada (sua e de toda sua equipe).

REFERÊNCIAS
HEILBON, Maria Luiza; ARAÚJO, Leila; BARRETO, Andreia. Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça: módulo III. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: Secretaria de Políticas para as mulheres, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário