terça-feira, 1 de julho de 2014

PLANO DE AÇÃO I


"NÃO AO PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA ESCOLA"

Por Rosângela Surlo Gomes Ramos
Sábado, 31 de maio de 2014

OBJETIVO GERAL DA AÇÃO

Ao elaborar esse plano de ação desejamos fazer com que o educando reconheça a diversidade presente em sala e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando a construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro. Despertando-os para consciência de que somos todos irmãos, e que para vivermos em comunidade é imprescindível o respeito ao próximo, e o significado disso para nossas vidas. Fazê-los refletirem a respeito do racismo e da valorização da diversidade étnico-cultural.

JUSTIFICATIVA

Vivemos numa sociedade onde as pessoas vivem em condições não igualitárias e com isso, torna-se difícil romper com o preconceito e a discriminação. Vemos que a nossa sociedade brasileira é impregnada de racismo, estabelecendo-se como espaço de disseminação da discriminação à população negra de nosso país.

Sabemos que a escola não é neutra, sendo capaz de reproduzir a discriminação racial de várias maneiras. Apesar disso, acreditamos que a instituição escolar também seja capaz de contribuir para uma convivência pacífica entre as várias etnias, desde que tenha como concepção e como proposta de trabalho o respeito e a valorização das diferenças. Nesse sentido, acreditamos que seja papel do/a professor/a trabalhar na sala de aula temas que sensibilizem os alunos/as para a importância do respeito, da justiça, e da solidariedade para uma convivência harmoniosa em sociedade.

É preciso insistir sempre que a sociedade brasileira é preconceituosa e discriminadora em relação à sua população. Em decorrência, o modelo de educação não tem sido inclusivo, ainda quando permita a entrada de todos na escola. Todos entram, ou a maioria entra, mas nem todos saem devidamente escolarizados, aptos a enfrentar a vida como verdadeiros cidadãos. A instituição escolar precisa desenvolver programas que, reconhecendo as diferenças e respeitando-as, promovam a igualdade de oportunidades para todos, o que se traduz pela oferta de escola de qualidade.

O combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação, em nível escolar, deve tomar as mais diferentes formas de valorização da pessoa humana, povos e nações, valorização que se alcança quando descobrimos que as pessoas, mesmo com suas dessemelhanças, ainda são iguais entre si e iguais a nós, com direito de acesso aos bens e serviços de que a sociedade dispõe, de usufrui-los, criar outros, bem como de exercer seus deveres em benefício próprio e dos demais.

Sabemos que no ambiente escolar, muitos alunos são vítimas de discriminação racial, sendo alvos de bullyng por fatores diversos, quer seja, cor de pele, altura, porte físico, enfim... uma série de coisas que fazem com que esse aluno fique infeliz, e consequentemente tenha seu aprendizado comprometido. Na tentativa de minimizar esse problema, eliminar as barreiras do preconceito e incitar aos alunos a combater o racismo, preconceito e a discriminação, esse plano de ação foi elaborado.


DESCRIÇÃO DA AÇÃO

Este plano de ação deverá executado com alunos do 4º ano do ensino fundamental da rede publica de Santa Leopoldina.

Com duração de uma semana, e deverá conscientizar os alunos que a discriminação, o racismo e o preconceito são atos destrutivos.

No primeiro dia o professor deverá ter uma conversa dirigida com os alunos sobre o que é discriminação, o que é racismo e o que é preconceito.

Apresentar e explicar o 5º Artigo da Legislação Brasileira e suas aplicabilidades na sociedade.

Discutir as punições para a descriminação segundo o Código Penal Brasileiro.

Propor a leitura do livro “Somos todos iguais” autora Celia Aparecida da Silva do Carmo.

Após a leitura do livro, realizar as seguintes indagações:

A)   O que Martinha sentia? Você conhece alguém que seja vítima de racismo? Cite exemplos.

B)   A partir desse questionamento, propor aos alunos produção de textos sobre a discriminação racial causas e consequências.

C) Fazer exposição em Mural dos textos escritos pelos alunos para exposição e divulgação do trabalho;
D) Após a exposição dos textos propor aos alunos a criação de um “jornal” na escola com dicas sobre os males que a discriminação pode causar;

CRONOGRAMA 
Para planejamento:
Para execução:

05 aulas de 60 minutos

POPULAÇÃO BENEFICIADA

Alunos, professores e equipe pedagógica da escola de Santa Leopoldina.

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